Cicatriz, com argumento de Renato Chiocca e desenhos de Andrea Ferraris, será o próximo título a ser editado pela Escorpião Azul. O lançamento acontece dia 28 de maio, sábado, no XVII Festival Internacional de BD de Beja e contará com a presença dos autores durante o primeiro fim-de-semana. O Festival, que inclui uma exposição com os originais de Andrea Ferraris, inaugura dia 27, às 21h00, na Casa da Cultura de Beja.
Publicada originalmente em 2017 pela italiana Oblomov Edizioni, La Cicatrice é uma reportagem gráfica sobre a dura realidade que existe em ambos os lados da fronteira entre o México e os Estados Unidos da América. Três mil e duzentos quilómetros de muros que dividem a sociedade, criando uma ferida profunda em torno da qual se alternam escuridão e luz, violência e humanidade.
Andrea Ferraris e Renato Chiocca viajaram até Tucson e Nogales para documentar as histórias de quem vive à sombra desse muro: uma zona de guerra em terra de ninguém. O que eles viram e ouviram foi registado neste romance gráfico em movimento, como a história de José Antonio Elena Rodríguez, o Toñito, o jovem que, com apenas 16 anos, foi baleado dez vezes nas costas por um agente da Border Patrol dos EUA. A sua morte foi reconhecida como assassinato.
Os autores também entrevistaram um grupo de voluntários que prestam assistência médica e fornecem mantimentos a migrantes sem documentos, que atravessam diariamente o deserto de Sonora, um dos mais quentes e maiores do mundo.
Renato Chiocca e Andrea Ferraris |