A Escorpião Azul publicou Urlo: Grito no Escuro, retrato do medo executado pelo talentoso Luca Conca, em parceria no argumento com Gloria Ciapponi. Publicado originalmente entre 2012 e 2013, a preto e branco e em duas partes, pela italiana Passenger Press, edições que circularam por cá através da El Pep; com edição integral em 2016, Urlo: Nel buio foi reeditado numa edição em capa dura e com adição de cor, pela SaldaPress em Novembro de 2021.
Uma densa e exuberante floresta. Edifícios industriais e máquinas em aparente estado de abandono. Um homem foi levado para uma casa no meio da floresta por criminosos. O horror que aquele lugar esconde é o motivo para um jogo louco e sádico: se o homem for mais rápido do que aquilo que o persegue e conseguir chegar ao barracão além da ponte, prometem libertá-lo. A fuga começa com uma corrida de tirar o fôlego. A sobrevivência é a única coisa que importa neste lugar que parece ter sido completamente abandonado pela humanidade. O grito de um indivíduo que não pode ser ouvido por ninguém. A caça começa!
Luca Conca nasceu em 1974 em Gravedona. O seu interesse por BD e ilustração levou-o a frequentado a Academia de Belas-Artes de Brera, onde descobre a pintura. Licenciou-se nesta disciplina em 1998, continuando a praticá-la constantemente. Faz exposições individuais e participa em diversas exposições colectivas. Destaca-se Il Velo Dipinto de 2016 e a sua participação nas exposições regionais da Bienal de Veneza em 2011. O autor volta a fazer BD em 2011, com Il Ritratto em parceria com Giorgio Giacconi pela Passenger Press. Entre 2012 e 2013, para a mesma editora, cria Urlo e a segunda parte Nel buio.
Gloria Ciapponi nasceu em 1973. É editora da revista cultural Sei in Valle, além de escritora e argumentista. Após o seu primeiro romance de estreia em 2005, Riscatto, publicou também Il Cantodella Mantide, seguido de Adelaide Prux e, por último, Il Marchio. Participou na colecção de contos Caino. Com Luca Conca, cria o argumento de Urlo. O seu interesse por literatura nasceu cedo, quando leu pela primeira vez o IT de Stephen King. Depois leu de tudo, de Italo Calvino a Michel Houellebecq, de Witold Gombrowicz a Raymond Chandler. Agora, são as obras de Martin Amis.
Urlo: Grito no Escuro
Luca Conca e Gloria Ciapponi
104 págs., P/B e cor, 24 x 17 cm, ISBN: 978-989-53488-1-7, 16€
Escorpião Azul, 2022