Kazuichi Hanawa "Na Prisão"


Na Prisão

Kazuichi Hanawa
256 págs., p/b, brochado, 21 x 14,8, 10,90€
Sendai Editora, Fevereiro 2022

Kazuichi Hanawa foi preso em 1994 pela lei de controlo de posse de armas e espadas e condenado a três anos de prisão. Neste mangá autobiográfico, Keimusho no Naka no “original”, Hanawa conta com intenso detalhe como foram os seus dias no sistema prisional japonês, com toda a sua rigidez de horários, costumes e procedimentos. A história trata desde aspectos triviais, como a poeira numa cela, até à descrição das saborosas refeições.
Foi publicado, em 1998, na revista AX, considerada a sucessora da Garo.

Tradução: Cassiano Soares
Revisão da tradução: Alexandra Costa Ferreira
Revisão: Andreia Lopes
Capa: Jessica Wano
Legendas: Jessica Wano
Edição: Cassiano Soares

Mais ou menos, na Wiki:

"Kazuichi Hanawa nasceu em Yorii, Prefeitura de Saitama, em 1947. Desde 1970 trabalha como ilustrador, mas depois de ler as obras de Yoshiharu Tsuge, Hanawa decidiu começar a criar gekigas. O seu primeiro trabalho publicado foi o conto Kan no Mushi (かんのむし), sobre um menino enviado pela mãe a um acupunturista sádico, na Garo, em 1971 onde passou a trabalhar. De 1992 a 1994, desenhou a série Tensui (天水) para a revista Afternoon, que alcançou uma circulação muito maior do que a Garo e publicações similares. Através do seu trabalho para Afternoon e outras revistas tradicionais, como Manga Action e Super Action, ele tornou-se conhecido por um público mais amplo. Desde 1998, Hanawa trabalha para a AX, a sucessora de Garo.

Kazuichi Hanawa

Em dezembro de 1994, foi preso por posse ilegal de armas modelo modificadas e condenado a três anos de prisão. Posteriormente, trabalhou no mangá Keimusho no Naka (刑務所の中), relembrando a sua detenção, pelo qual foi indicado ao Prémio Cultural Osamu Tezuka de 2001. Esta obra autobiográfica tornou-se um best-seller e recebeu uma adaptação cinematográfica em 2002 realizada por Yoichi Sai.

Hanawa é considerado por vezes o sucessor de Yoshiharu Tsuge. No início da sua carreira, dedicou-se ao estilo ero-guro e criou obras erótico-grotescas, como Akai Yoru (赤ヒ夜), sobre um samurai que rejeita os seus pensamentos de vingança e é levado ao suicídio pela sua esposa, e Niku Yashiki (肉屋敷). Muitas dessas obras eram paródias ao militarismo e aos valores tradicionais da cultura japonesa. Desde o início da década de 1980 os seus mangás foram influenciados espiritualmente pelo budismo e localizados principalmente no Japão dos períodos Edo e Meiji e num cenário futurista. Os rostos das suas personagens lembram Ukiyo-e ; os seus desenhos são detalhados e escuros." 

Está representado no "The British Museum".