Diga Tinta e Três

 

A Tinta nos Nervos, uma das melhores livrarias (e não só) nacionais, faz três anos de existência e, para comemorar esta data, inaugura no dia 9 de junho a exposição Tinta e Três, uma mostra eclética do trabalho dos autores que foram passando pela galeria nas suas trinta exposições.

“…Tinta (nos Nervos), somos nós, os seis que idealizaram e tiveram a vontade, e os tantos que se juntaram e acrescentaram. É também este impulso criador a que tintas, riscos e linhas dão forma, qual sismógrafo do tanto que há para dizer. Trinta, foram as exposições que passaram pela galeria desde que inaugurámos, no dia 6 de Junho de 2019. Três, são os anos que fazemos de portas abertas, a celebrar as artes do desenho e do livro, sem fronteiras. Trinta e três, são... Não! Mais de quarenta, na realidade... São os artistas de diferentes gerações e origens, que têm mostrado os seus trabalhos na Tinta.

Para marcar o momento convidámo-los a mostrar trabalho recente - vislumbres destes três anos passados -, de forma a criar um panorama necessariamente eclético nas opções estéticas, discursivas e nos meios utilizados. As obras obedeceram a uma escolha intencionalmente subjectiva, feita pelos artistas, entre a produção última ou criada propositadamente para este momento e, nesse sentido, inéditas. Em casos pontuais, o acervo alimentou a distância ou a impossibilidade, para que este fosse um encontro de todos.

Tinta e três é por isso um dispositivo fervilhante, entregue à descoberta e ao sentido que cada espectador lhe encontrar, através de trabalhos de Aidan Koch, Aimée Pédézert, Ana Biscaia, Ana Maçã, André Lemos, André Pereira, André Ruivo, Cátia Serrão, Ching-yu Cheng, Cláudia Salgueiro, Damien Monteau, Dedo Mau, Diniz Conefrey, Dois Vês, Edmond Baudoin, Ema Gaspar, Inês Oliveira, João Carola, José Feitor, Marco Mendes, Maria João Worm, Oficina Arara, Oscar Räna, Ostraliana, Paulo Robalo, Pedro Proença, Rita Oliveira Dias, Run Jiang, Susa Monteiro, Susana Marques."

Ana Maçã, S/ título, 2022, Papel químico sobre papel, 21 x 17 cm   

Edmond Baudoin, Footballer, 2020, Tinta da China sobre papel, 44,5 x 43 cm, Coleção Tinta nos Nervos 

João Carola, S/titulo - da série "Não me olhes assim", 2022, Tinta-da-China s/ papel de aguarela, 40,50 x 30 cm

Marco Mendes, Serralves, 2021, Grafite sobre papel, 31 x 40,8 cm

Susa Monteiro. S/título, 2020, Acrílico sobre papel, 15 x 20 cm