Jayme Cortez em Beja



O Museu Regional de Beja - Museu Rainha Dona Leonor inaugura amanhã, dia 21, às 16:30 horas, a exposição de ilustração “Jayme Cortez”, com curadoria de Fabio Moraes e Paulo Monteiro.

Jayme Cortez no seu estúdio em 1975
Esta exposição, realizada no âmbito do XVII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, permite revisitar alguns dos trabalhos mais emblemáticos do Mestre.

"Nascido em Lisboa em 1926 e radicado no Brasil desde 1946, Jayme Cortez atravessou a segunda metade do século XX brasileiro como um cometa. Artista inspirado e verdadeiramente multifacetado, realizou uma obra colossal desenhando cartazes para cinema, capas para livros e revistas, e inúmeras bandas desenhadas. De entre a sua produção, que se iniciou em São Paulo nos anos 50, sobressaem os trabalhos que criou num género pouco comum: o terror. São famosas as capas que desenhou para a revista Calafrio ou as dezenas de histórias de terror que povoaram de espíritos malignos as noites de muitos adolescentes.

Este acervo, que se encontra à guarda do futuro Museu da Banda Desenhada de Beja, constitui um corpo fundamental para o estudo da arte popular deste período."

Paulo Monteiro
Diretor do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja

A exposição estará patente ao público de 21 de junho a 31 de julho de 2022.

Museu Regional de Beja - Museu Rainha Dona Leonor
Largo da Conceição 7800-131 Beja
Telefone: 284 323 351
www.museuregionaldebeja.pt